segunda-feira, 24 de maio de 2010

DUAS PERNAS, DUAS RODAS...


Cuidar do planeta é cuidar de si... cuidar se si é cuidar do planeta.

As duas atitudes não estão apenas intrinsecamente ligadas, mas possuem a mesma essência. Pois a nossa individualidade, nosso ser, nossa identidade, nossa consciência separada daquela da consciência da Terra como um todo, é apenas uma ilusão. Somos um só ser, somos órgãos externos uns dos outros.

Vejo muitas pessoas (as pessoas de fora, claro...) encararem uma vida de responsabilidade ambiental como uma vida chata, cheia de sacrifícios, e não é verdade. Na verdade, não poderia haver mentira maior. Viver com responsabilidade com nossa alimentação e com nossas atitudes cotidianas é uma das maiores alegrias que podem existir. Desde que me tornei vegetariana me alimento muito melhor, com mais variedade, tenho a paladar mais aguçado... aprendi a beleza e o sabor das cores, dos aromas, das misturas. Cozinhar se tornou um prazer, em certas companhias até uma arte. A arte de ser feliz, plena, humana em harmonia.

A alimentação vegetariana não só é um bem para meu corpo, que se tornou mais leve (em massa e em energia), mais ágil, mais feliz, mas também é parte da minha intenção sincera para com o planeta.

Mas não é só pela alimentação que podemos fazer o bem para nosso corpo, nossa mente, e ao mesmo tempo para a sociedade e para o ambiente. Outras atitudes guardam essa mesma beleza. Experimentar a liberdade dos veículos que utilizam energia humana, por exemplo.

Abaixo, um texto contido no site http://www.bicicletadacuritiba.org/

Vale a pena uma conferida no curto porém excelente documentário Sociedade do Automóvel, logo abaixo... Não perca, é bem legal, e serão 10 minutos bem aproveitados do seu dia...

"11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia.

No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas.

Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.

Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar."

http://www.bicicletadacuritiba.org/


Podemos ver que estar em sintonia com a natureza, com nosso corpo e com o que está acontecendo ao nosso redor (aumento da consciência ambiental, novas formas de produção de energia, consumo consciente) é viver mais, e melhor. É pensar, raciocinar, sentir, agir.

E agir só faz bem.

*

*

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário